Secretaria de Saúde de Missão Velha realiza Dia “D” de Vacinação Antirrábica

26 de julho de 2022

A Prefeitura de Missão Velha, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, o Dia “D” de vacinação antirrábica, para cães e gatos, a partir de três meses de vida. A vacinação acontece na sede do município, nos distritos de Jamacaru e Missão Nova e a meta é vacinar 600 animais.

A vacina contra a raiva é obrigatória e tem validade de um ano. Cães e gatos com mais de três meses podem ser vacinados. De acordo com o Coordenador da Vigilância Ambiental, do Departamento de Endemias, Júnior Fernandes, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal em cães e gatos para combater a doença. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental e Animal, Júnior Fernandes, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais. “Todos cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, destacou Júnior.

Informações úteis:

A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
A vacinação é anual;
Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
Banho deve ser normal.

Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
Identifique o animal agressor e seu proprietário;
Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação na secretaria municipal de saúde.