Dados gerais

Missão Velha é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 07º14’59” sul e a uma longitude 39º08’35” oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 34.309 habitantes. Possui uma área de 533,95 km². Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri.

Missão Velha possui patrimônios naturais como a cachoeira de Missão Velha e pontos onde há uma grande concentração de fósseis. Por esses e outros motivos, Missão Velha faz parte do único Geopark da América Latina,6 criado pelo governo do estado do Ceará.

Aniversário: 11 de julho (criação da comarca)Fundação: 28 de janeiro de 1748 (267 anos)
Emancipação: 8 de dezembro de 1864 (150 anos)
Gentílico: missaovelhense
Padroeiro(a): Nossa Senhora da Luz (anterior) São José (atual)
Densidade Demográfica – 2010: 52,69 hab./km²
Área: 651 km²

Serviços Públicos

O Governo Estadual do Ceará tem no município os seguintes postos de saúde: Missão Velha, Jamacaru, de Sítio Aleixo, Riacho Seco e o Centro de Saúde Dra. Raimunda Alves de Oliveira. A Prefeitura Municipal Mantém: Órgão Municipal de Saúde de Missão Velha. Há ainda o ambulatório mantido pelos servidores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Eventos

Festa de São José (19 de março)
Coroação de Nossa Senhora (31 de maio)
Festival de Quadrilhas Juninas (junho)
Festival Regional de Música Popular (novembro)
Vaquejada (julho)por tradição no primeiro final de semana do mês de julho
Dia do Município (11 de julho).

Atrativos turísticos

Cachoeira de Missão Velha localizada no Sítio Cachoeira a 6 km da sede da cidade.
Praça Nossa Senhora de Fátima localizada nas ruas: Afonso Ribeiro; Padre Fêlix desembargador Juvêncio Santane e a Avenida Cel. José Dantas no centro da cidade.
Igreja Matriz de São José localizada na Praça Monsenhor Horácio.
Parque de Eventos Pinheirão localizado na nova Avenida por trás do Estádio Valdomiro Dantas.
Vaquejada anual no parque local.
Festa de São José, o dia do Santo Padroeiro da cidade e da Igreja é comemorado em 19 de março.
O Santuário Mãe Rainha de Missão Velha, localizado no Espaço Terceiro Milênio na avenida Cel. José Dantas.

O Padroeiro São José

Sua festa é comemorada no dia 19 de março, e sua devoção em Missão Velha se iniciou com a construção da Igreja Matriz de São José, antes a padroeira da cidade era Nossa Senhora da Luz, e o primeiro padre foi o Padre Gonçalo Coelho de Lemos.
Missão Nova

Missão Nova é um distrito de Missão Velha. O surgimento do povoado de Missão Nova aconteceu primeiramente com a criação de uma pequena igreja e, posteriormente, em seu desenvolvimento, o surgimento de uma vila ou povoado. Na época a maioria das cidades e povoados do Cariri nascia e crescia à sombra das igrejas católicas, sob o signo da cruz dos colonizadores que aqui chegavam pregando o catolicismo. Uma igreja e uma praça era regra geral nas povoações antigas. Os templos, seculares ou regulares, raramente eram sobrepujados em importância por qualquer outro edifício. Em torno da capela foram se construindo casas, a Prefeitura, a Câmara.

Fonte: wikipedia.org

© Prefeitura Municipal de Missão Velha Ceará. Todos os direitos reservados.