Prefeitura de Missão Velha realiza cirurgias eletivas de catarata no Hospital Geral

1 de agosto de 2022

No último sábado, 30 de julho, a Prefeitura de Missão Velha, por meio da Secretaria de Saúde realizou mais uma etapa de cirurgias eletivas, desta vez de catarata, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida. Foram realizados 31 procedimentos cirúrgicos com êxito no Hospital Geral Dr. Gilberto Pinheiro.

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Valeria Xavier, com essa ação de cirurgias eletivas, o município busca zerar a fila de demandas por cirurgias de cataratas ou diminuir significativamente. “A nossa intenção realmente é reduzir a demanda reprimida. Os pacientes passaram pelo processo de triagem, antes da cirurgia, onde os médicos realizaram uma reavaliação do paciente, e na sequência, foram encaminhados para o centro cirúrgico. Todos os pacientes tiveram alta após o procedimento”, afirmou Valéria.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Key France Quinderé, a realização dessas cirurgias eletivas é um esforço da gestão municipal pela busca de uma melhor qualidade de vida para a população. “Nós estamos empenhados no cuidado com a qualidade de vida da nossa população. Estamos muito felizes com os procedimentos das cirurgias de catarata, reduzindo a demanda. Agradecemos a toda nossa equipe que organizou tudo com muita dedicação para que esses procedimentos acontecessem com toda tranquilidade e sem nenhuma intercorrência”, finaliza a secretária.