Município de Missão Velha será contemplado com ações do Projeto de Desenvolvimento Federativo da Sudene

24 de agosto de 2022

O município de Missão Velha foi inserido nesta terça-feira (23), no Projeto de Desenvolvimento Federativo, juntamente com as cidades de Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati e Juazeiro do Norte. O lançamento do programa coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ocorreu no escritório regional do Sebrae, em Juazeiro do Norte.

O evento contou com a participação de gestores municipais, instituições financeiras, técnicos de desenvolvimento regional e empreendedores locais. A proposta do projeto é criar uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e proporcione maior aproximação entre os municípios selecionados e os programas e projetos conduzidos pela autarquia federal.

Durante a reunião, a Sudene apresentou o plano de ação do Projeto de Desenvolvimento Federativo proposto após a realização de um diagnóstico participativo junto aos municípios de Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte (cidade polo) e Missão Velha, os representantes cearenses nesta iniciativa. Os critérios para seleção das cidades consideram o PIB per capita, o contingente populacional (até 20 mil habitantes), além de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho que caracterizam a situação das administrações públicas na área da autarquia. Os gestores municipais participantes elencaram as necessidades de investimentos e estruturação de ações voltadas à agricultura familiar, fruticultura, turismo e artesanato, bovinocultura e capacitação de mão de obra.

Crédito: Foto de Josimar Segundo