Município de Missão Velha na disputa por implantação do Porto Seco

10 de dezembro de 2021

A gestão de Missao Velha esteve participando nesta quinta-feira (9), em Juazeiro do Norte, do encontro realizado na Universidade Federal do Cariri- UFCA, composto por representantes de 24 cidades do Cariri, com o objetivo de fortalecer o processo de instalação do Porto Seco. O projeto, que seria uma Estação Aduaneira que vai ligar a Região do Cariri ao Porto do Pecém, irá movimentar todos os tipos de cargas.

A construção do chamado porto seco no Cariri é um debate antigo no Ceará. Importante estação intermodal, o equipamento daria viabilidade logística e diminuiria o custo para aumentar a importação e exportação de produtos cearenses.

A ideia é que o projeto seja instalado no município de Missão Velha. A localização geográfica tem como objetivo aproveitar a linha férrea que ligará a cidade ao Porto do Pecém.

De acordo com o secretário de agricultura do município, Vicente de Paulo, estrategicamente geograficamente o local mais viável será o município de Missao Velha. “Ja foi realizado vários estudos que comprovam a viabilidade de ser em Missao Velha. Vale ressaltar que para um porto seco ser viável um dos pontos é que a malha ferroviária tenha no minimo 400km”, explica Vicente.

O secretário esclarece que essa ligação será através da ferrovia transnordestina. Segundo ele, formou-se essa comissão com os 24 representantes da região, onde todas as cidades do Cariri serão beneficiadas com o equipamento, facilitando desde a importação, exportação, comercio regional, gerando um impacto microeconomico e macroeconomico. A formatação do projeto já estar em fase final para que seja encaminhado ao Governo Estadual.