Missão Velha se destaca na Mostra Aqui Tem SUS e se classifica para o CONASEMS, em Brasília

24 de abril de 2023

A prefeitura Municipal de Missão Velha, por meio da secretaria de saúde participou nos dias 20, 21 e 22 de abril, em Fortaleza, do XX Congresso do COSEMS-CE, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), que abordou o tema, “Regionalização como Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção”.

Na oportunidade foi realizada a Mostra Aqui tem SUS, que ocorreu por meio de banca avaliadora, onde foram selecionadas as melhores experiências, por categoria, em todo o estado do Ceará, para participação no Congresso Nacional do CONASEM.

Foram cerca de 300 trabalhos inscritos, sendo selecionados apenas 70, para disputar as 17 vagas que participarão da XVIII Mostra Brasil Aqui tem SUS, que acontecerá durante o XXXVII Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia-GO.

O município de Missão Velha ganhou destaque entre os 17 trabalhos selecionados com o projeto: “Gestão, intersetorialidade, controle e avaliação: qualificando a rede materno-infantil de Missão Velha”. O município foi representado pela secretária de saúde, Kay France; pela diretora do Hospital Geral de Missão Velha, Valéria Xavier; e pelas assessoras Edilasy Mariz e Aline Alencar.

A assessora Edilasy, que fez a apresentação do projeto, ressaltou que a conquista se deu graças a requalificação da rede materno infantil que conseguiu reduzir a mortalidade materna e infantil no município. “Foi um momento único colocar o nome de Missão Velha no cenário nacional, estando entre os 17 trabalhos. Fomos selecionados para concorrer com outras experiências exitosas no congresso nacional em julho que acontecerá em Goiânia”, disse a assessora.