Missão Velha realiza Festa Anual das Árvores do Estado do Ceará

9 de março de 2022

A prefeitura de Missão Velha, através da Secretaria de Meio Ambiente realiza no período de 20 a 27 de março a Festa Anual das Árvores do Estado do Ceará, com o tema: “Árvores nativas do Estado do Ceará”.

A campanha contará com o apoio dos agentes Jovens Ambientais nas ações para a festa anual das árvores. A programação de abertura acontece dia 20, com o I Pedal Ecológico, in memória de Luciene Maria Correia e Silva. O evento tem a
largada às 7h, na Praça Francisco Arraes Maia até o Sítio Cachoeira.

A inscrição é um 1 kg de alimento, que será distribuído entre as famílias carentes de Missão Velha e um material reciclado, que será utilizado em ações da secretaria de meio ambiente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mano Vieira, o intuito do Pedal, além de alertar sobre a segurança no ciclismo, tem um viés ecológico que conta com a participação dos agentes, na plantação de mudas no projeto de arborização no percurso que vai da cidade a Cachoeira.

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES – 20 À 27 DE MARÇO
ÁRVORES NATIVAS DO CEARÁ

20/03 – DOMINGO
08:00hs – Abertura – Palestra sobre segurança no ciclismo.
08:15hs – Largada do pedal – Da praça Francisco Arrais Maia(centro) até o sítio cachoeira
Atividade: Pedal ecológico
Público: População em geral
Local: Largada – Praça Francisco Arrais Maia. Chegada – Ao lado da indústria Linard
Responsável: Secretaria Municipais de Meio Ambiente, em parceria com os Agente Jovens da sede do município.
Secretarias e Órgãos parceiros na execução do evento: Secretarias Municipal de Saúde, Agricultura, Educação, Segurança Pública, Esporte, DEMUTRAN e farmácias locais.

21/03 – SEGUNDA FEIRA
Horário: 08:30hs – Manhã
Atividade: Blitz ecológica com a distribuição de mudas nativas e exóticas e de sacolas personalizadas ecológicas para veículos.
Público: População em geral
Local: Praça Francisco Arrais Maia
Responsáveis: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais da Sede do município.
Horário: 14:00hs – Tarde
Atividades: Palestra sobre a temática da festa anual das árvores
Público: Turmas do Fundamental II das escolas:
Lourival Dantas Ribeiro – Equipe: Dayse, Sulena, Tainá, Paulo, Jéssica e Wallyson
Juvenal Rodrigues Brandão – Equipe: Eliane
Stenio Dantas – Equipe: Daniel, Ramiles, Alex e Sítio Gerimum
Local: Escolas Lourival Dantas Ribeiro, Juvenal Rodrigues Brandão e Dr. Stenio Dantas.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais da Sede e secretaria de Educação.

22/03 – TERÇA FEIRA
Horário: 07:30 – Manhã
Atividade: Trilha no Geossítio Cachoeira.
Público: Nativos da cachoeira, Agentes Jovens Ambientais e uma turma do ensino fundamental II da Escola Stenio Dantas ( a ser definida ).
Local: Sítio Cachoeira. Início na cachoeira até a casa de pedra
Convidada: Professora e Bióloga Elainy Natiany Silva
Responsáveis: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Professores de geografia e biologia da escola Dr. Stenio Dantas
Horário: 13:30 – Tarde
Atividades:
Realização de Oficina de Material reciclado com turma do ensino fundamental II.
Oficina de réplica de fósseis com turmas do ensino fundamental I.
Público: Turmas de ensino fundamental I e II da sede do município ( a serem definidas ).
Local: Quadra Poliesportiva Rogério Braz
Responsáveis: Secretaria de Educação e Meio Ambiente, em parceria com o Geopark Araripe.

23/03 – QUARTA FEIRA
Horário: 08:00 – Manhã (sede do município)
Atividade: Realização de Oficina de Origami com turma do ensino fundamental I. (a serem definidas).
Público: Alunos da rede municipal de ensino fundamental I .
Local: Quadra Poliesportiva Rogério Braz
Horário: 08:30 – Manhã ( Jamacaru)
Atividade: Palestra sobre a temática da festa anual das árvores
Público: Turmas do ensino fundamental II da escola Maria Fechine.
Local: Escola Ensino Fundamental Maria Fechine.
Responsáveis: Agentes Jovens Ambientais – Equipe 01.

Horário: 13:30 – Tarde (Sede Município).
Atividade: Oficina de Produção de sabão reciclado do óleo com turmas do fundamental II
Local: Quadra Poliesportiva Rogério Braz
Responsáveis: Secretaria de Educação e Meio Ambiente, em parceria com o geoparque.
Horário: 14:00 – tarde (Jamacaru).
Atividade: Palestra sobre a temática da festa anual das árvores.
Público Alvo: Turmas do 2° e 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Amorim
Local: Escola Estadual Padre Amorim
Responsáveis: Agentes Jovens Ambientais – Equipe 02(2° ano) e equipe 3(3° ano)
Horário: 14:00 – tarde (Jamacaru).
Atividade: Palestra sobre a temática da festa anual das árvores.
Público Alvo: Turmas do ensino fundamental
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Faustino do Nascimento
Responsáveis: Agentes Jovens Ambientais – Equipe 04

24/03 – QUINTA FEIRA
Horário: 08:00 – Manhã
Público: População em geral distrito de Jamacaru
Local: Distrito de Jamacaru
Responsáveis: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais de Jamacaru e localidades próximas.

27/03 – DOMINGO – ENCERRAMENTO
Horário: 08:00 ás 09:00
Atividade: Palestra sobre sementes nativas com agricultores Público: Agricultores
Local: Comunidade do Sítio São João.
Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.