Missão Velha realiza encontro de produtores de banana

11 de outubro de 2021

A Prefeitura de Missão Velha, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, realizou nesta segunda-feira (11), um encontro entre os produtores de banana, na quadra esportiva Rogério Braz (Canquin).

Segundo o secretário de agricultura do município, Vicente de Paulo, a reunião teve o objetivo de esclarecer sobre o Guia de Trânsito Interno dos Vegetais (GTIV), que, em abril deste ano, passou a ser obrigatório para o transporte da cultura da banana.

De acordo com a Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri), o Guia tem como objetivo melhorar a rastreabilidade do produto, além de identificar a origem, destino e até mesmo o meio de transporte utilizado na comercialização.

O secretaria de agricultura, ressalta que os produtores que não possuem cadastro ou que precisam atualizar seus dados, podem contar com a ajuda do órgão responsável, Adagri, para esclarecer qualquer dúvida.

O Prefeito do município, Luís Rosemberg (Dr. Lorim), juntamente com os produtores, solicitou ao órgão um prazo para adequação para evitar transtorno ou prejuízo aos produtores de banana da cidade de Missão Velha. Ele acrescentou que o município estar firmando convenio junto a ADAGRI para que no futuro próximo os produtores de Missão Velha possam ter acesso a emissão da GTIV, PTV e GTA na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Município, evitando que os produtores se desloquem a cidades vizinhas para emissão desses documentos.

Na reunião ficou agendado pra o próximo dia 19 de outubro o cadastramento dos produtores em Missao Nova e dia 25 de outubro, na sede de Missão Velha. Em breve a secretaria de Agricultura irá divulgar os locais.