Missão Velha participa da seleção do programa “Cuidar Melhor”, por avançar nos indicadores de saúde

12 de abril de 2023

Pela primeira vez participando do Programa “Cuidar Melhor”, do Governo do Estado, o município de Missão Velha obtém importante classificação no programa que premia municípios cearenses com os melhores resultados nos indicadores de saúde.

Missão Velha ficou em 36* lugar na seleção dos trabalhos, que premia 30 dos 185 municípios cearenses que apresentaram os melhores desempenhos nos indicadores referentes ao ano de 2022.

De acordo a assessora técnica, Edilasy Mariz, em 2022 a gestão municipal realizou ações exitosas por meio de parcerias com as secretarias de saúde, assistência social e educação, reduzindo a mortalidade infantil, alavancando indicadores de saúde no tangente a melhoria da saúde da população missaovelhenses. “Apesar de não ter se classificado entre os 30 selecionados, o município ganha pelo fato de concorrer e levar Missão Velha para a bancada de avaliação da Sesa, além de ter dois trabalhos selecionados pra concorrer na mostra de saúde do congresso do COSEMS”, explica Edilasy.

O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e compreende um novo pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria da qualidade dos serviços e dos resultados em saúde para a população. O programa avança no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, contribuindo para a redução da mortalidade infantil, mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e mortalidade por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.

Coordenado pela Sesa, por meio da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis), envolve um conjunto de incentivos financeiros, capacitações e apoio técnico aos municípios e equipes de saúde associados a ações e resultados em indicadores de qualidade.