Missão Velha inicia programação da campanha do “Outubro Rosa”

7 de outubro de 2022

Outubro é o mês dedicado à luta contra o câncer de mama em todo o mundo. Em Missão Velha, as atividades promovidas pela Prefeitura, começam nesta quarta-feira, 05, com uma vasta programação, dando início à campanha do “Outubro Rosa”.

As ações executadas através da Secretaria Municipal de Saúde levarão mais conscientização e informações sobre como prevenir o câncer de mama, cada vez mais comum entre as mulheres.

Durante todo o mês será realizado o Dia D da prevenção contra o câncer de colo de útero e mama em todas as unidades básicas de saúde do município. Serão ofertados exames preventivos, exames clínicos das mamas, orientações para mulheres e atendimento médico voltado à saúde da mulher.

De acordo com a secretária de saúde, Kay France Quinderé a programação do Outubro Rosa seguirá por todo o mês com palestras e mobilização nos espaços públicos. Ela destaca a importância da participação das mulheres durante o mês da campanha. “Estaremos engajadas na campanha para reforçar com as mulheres de Missão Velha sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Essa campanha foi planejada para contemplar o máximo de missaovelhenses possível com a intensificação das ações voltadas ao público em todas as unidades de saúde do município”, pontuou a secretária.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.