Missão Velha é referência no combate à leishmaniose

25 de outubro de 2022

O município de Missão Velha se destaca ocupando o primeiro lugar na Regional de Saúde, setor endemias e zoonoses e avança nos indicadores de proporções de cães examinadoras no teste DPP leishmaniose visceral canina.

De acordo com Júnior Fernandes, Coordenador da vigilância ambiental e animal (setor de endemias), o município tem um serviço eficiente e comprometido. “Devido à eficácia no diagnóstico e levantamento da leishmaniose em cães o município se destaca prezando pela saúde da população”, frisa Júnior.

A doença pode ser registrada em gatos também, mas os casos são mais raros nestes animais.

O coordenador destaca que para seguir com baixa incidência, é essencial que os moradores, principalmente os que residem próximos às áreas rurais, mantenham os quintais limpos. A doença não é transmitida diretamente de animal para animal ou de humano para humano, mas sim através de um vetor – inseto alado conhecido como mosquito-palha, que se reproduz na matéria orgânica, como restos de frutas, comidas, folhas em decomposição.

SINTOMAS
Os sintomas da leishmaniose em cães são: crescimento exagerado das unhas, que ficam espessas e com aspecto de garras. Os coxins (almofadinhas das patas) também ficam mais ásperos e rugosos. Queda de pelos e descamação da pele; nódulos e caroços pelo corpo, que seriam inflamação dos gânglios linfáticos (conhecidas como “ínguas”); emagrecimento; feridas na pele, nas orelhas e focinho que parecem nunca curar; perda de apetite, diarreia e vômito; sangue nas fezes; febre; perda dos movimentos das patas traseiras, dentre outros.

Já em humanos são: febre de longa duração, aumento do fígado e do baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.