Missão Velha é nota máxima no IQM (Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente)

10 de agosto de 2022

Comprometido com a questão dos resíduos sólidos e com as políticas públicas que promovam a conscientização e a proteção do meio ambiente o município de Missão Velha se destacou e conquistou nota máxima no resultado do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente – IQM / Edição 2022, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

O IQM é um mecanismo que possibilita aos municípios a receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

O município de Missão Velha faz parte do Consórcio Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri. Consórcio este estabelecido com outros nove municípios da região. Este é o segundo ano que todos os Municípios do Consórcio conseguem a pontuação máxima. Em breve, Missão Velha, por meio de sua efetiva participação no consórcio e deverá anunciar muitas novidades na Gestão Integrada, em especial o início de construção das obras da Central Municipal de Resíduos – CMR, que será custeada exclusivamente com os recursos do Programa, e também o encerramento das atividades do Lixão, dando mais qualidade de vida e melhorias no Saneamento de sua população.

O Secretário de Meio Ambiente, Mano Vieira, comemora a nota máxima e destaca o comprometimento da equipe de fiscais ambientais e técnicos da secretaria que não mediram esforços para atingir a meta. “Cumprimos, rigorosamente, todas as normas exigidas com o compromisso de cuidar bem do meio ambiente”, disse o secretário.

Para o diretor executivo da pasta, Lucas Figueiredo, com essa conquista a gestão municipal terá direito ao repasse de 2% do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) oriundo do Governo do Estado. “Essa é uma grande conquista para o município, que garante um recurso destinado para tratar e preservar a área ambiental do município”, explica Lucas.