Janeiro Roxo é encerrado com palestra em Missão Velha

31 de janeiro de 2022

Para marcar o encerramento da programação do Janeiro Roxo, campanha mundial de combate à hanseníase, a Prefeitura de Missão Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira, 31, palestra no Centro de Especialidades Medicas (CEM).

A palestra foi conduzida pela médica, Dra. Marina Macedo, e teve o objetivo de orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença e facilitar o acesso aos exames dermatológicos.

A gestão inicia ano de 2022 engajado na realização de campanhas de saúde, seguindo o habitual calendário dos meses coloridos para conscientizar a população sobre temas da área, como a hanseníase. Uma das cores do mês de janeiro é o roxo, escolhida para embasar a campanha de prevenção e combate à hanseníase, doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, o bacilo de Hansen.

De acordo com a secretaria de saúde, Kay France, a campanha também tem como objetivo combater o preconceito em relação à doença, antigamente conhecida como lepra, e informar à população que não há motivo para ter medo ou vergonha. “Pessoas em tratamento não transmitem mais a doença e não há necessidade de restrição de convívio social”, explica a secretaria.