Governo Municipal cria comitê de enfrentamento de epidemias por arboviroses

26 de julho de 2017

(Foto: Melquisedec/Secom)

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira (13), a cerimônia de abertura do Comitê de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades como: O prefeito Diego Feitosa, da primeira-dama Ana Patrícia Arrais Silva, representante do estado pela 21ª CRES (Coordenadoria Regional de Saúde) Débora Alencar Mendes e da Coordenadora da Vigilância Sanitária Iris Pedrosa representando a Secretária de Saúde Rivonete Neres que não pôde estar presente. Além das autoridades citadas estiveram presentes representantes de diversos órgãos e instituições públicas envolvidas na causa de controle vetorial do Aedes Aegypti, comprovando o caráter de intersetorialidade do comitê.

A posse dos membros assim como a oficialização da criação do referido comitê foi concretizada pelo prefeito Diego Feitosa, com a assinatura da portaria municipal nº. 13.07.001/2017 e assinatura do termo de abertura de ata pela presidente do comitê Ana Patrícia Arrais Silva, primeira-dama do município.

Durante o evento houve a apresentação expositiva das atribuições do comitê e o papel dos membros dentro deste órgão público pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município Karol Carneiro, assim como elucidações claras dos objetivos do comitê e de sua importância no combate às arboviroses no município.

As reuniões do comitê acontecerão sistematicamente de forma quinzenal (além de reuniões extraordinárias caso necessário). Os encontros possuem caráter de planejamento, organização e avaliação sistemática do andamento das ações do plano municipal de contingência para enfrentamento de epidemias por arboviroses.