CAPS I realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Conscientização Sobre o Autismo

5 de abril de 2018

O CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Missão Velha, realizou nesta terça-feira (3), um momento de recreação para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa ação faz parte das atividades que serão desenvolvidas em todo o município ao longo do mês como forma de conscientização sobre o Autismo. Serão realizadas palestras nas escolas da rede pública enfatizando o não preconceito e dinâmicas informativas, desmistificando falsas informações e mitos sobre os autistas e suas limitações.

Atualmente o CAPS I atende a 20 crianças diagnosticadas com TEA e realiza terapias semanais com uma equipe de multiprofissionais composta por Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo e Psicólogo, além do acompanhamento aos pais das crianças através de um grupo terapêutico voltado para o cuidado e apoio aos mesmos.

O Autismo é a condição clínica determinada por uma configuração neuropsicológica que tem como resultado dificuldades na interação social, no desenvolvimento da linguagem e na abertura para interesses do mundo ao seu redor. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2 de abril como Dia Internacional de Conscientização Sobre o Autismo e desde o ano de 2008 a data vem sendo marcada por diversas mobilizações ao longo do mundo.