Aos 100 anos de idade Idoso apoia campanha contra influenza em Missão Velha

4 de maio de 2022

Aos cem anos, Seu José Fernandes, morador de Missão Velha, recebeu a dose da vacina contra a influenza, dando exemplo à população, aderindo a campanha realizada pela secretaria de saúde do município.

De acordo com a secretaria de saúde, Kay France, Seu José é um exemplo de cidadania a ser seguido. “É gratificante compartilhar o entendimento e a satisfação do Seu José diante da importância da vacinação para a população”, disse a secretaria.

Seu José Fernandes foi um dos primeiros a chegar na Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina contra a influenza (gripe H1N1). Ele fez questão de ser vacinado logo no primeiro dia de vacinação porque estava se sentindo disposto e queria ficar protegido contra o vírus H1N1.

A enfermeira Juliana Fechine, que vacinou o idoso, também foi imunizada no primeiro dia da campanha. Ela faz parte do grupo de profissionais da saúde, que precisa estar imunizado devido ao contato diário com os pacientes. “Assim garantimos nossa proteção e a dos usuários que vêm até a unidade”, disse.

A campanha contra a influenza (gripe) e sarampo teve início no último sábado (30), atendendo em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

Segundo estimativas da Secretaria de Saúde, Missão Velha pretende vacinar 13770 pessoas, 2641 crianças, 598 profissionais da saúde, 4689 idosos e 434 gestantes.

Vacina

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A maioria das pessoas infectadas recupera-se dentro de uma a duas semanas. Entretanto, em crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas, a infecção pelo vírus influenza pode levar às formas clinicamente graves, como as infecções respiratórias agudas e pneumonias, com risco de evoluir para óbito.