Alunos do CERU participante do Programa Proerd recebem certificados durante a cerimônia de formatura

15 de dezembro de 2022

Os alunos do 5° ao 7° ano do Centro de Educação Rural Raimundo da Cruz- CERU, uma das escolas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar (PM), receberam certificados durante cerimônia de Formatura de  Graduação da 2° turma, realizada na manhã desta quinta-feira, (15). O evento aconteceu na Igreja Santo Antônio, no distrito de Missão Nova, no município de Missão Velha.

O Proerd é uma parceria do governo municipal, através da secretaria da Educação, Polícia Militar e comunidade, e tem como objetivo, educar crianças e adolescentes, através de um clima lúdico o qual favorece a aprendizagem e a formação de laços afetivos, importantes aspectos a serem considerados quando falamos de prevenção às drogas e a violência.

Os graduados receberam durante 12 (doze) semanas aulas sobre: considerar as consequências, resistência às pressões de grupos, valorização da auto-estima, controle de tensão, solução pacífica de conflitos, influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida. Todas as lições privilegiam a interatividade fazendo com que as crianças, junto com seus instrutores e professora, fossem sujeitos ativos na sala de aula comprometendo a todos os que foi ensinado. Ao final do curso, os alunos participaram de um concurso de redação sobre o tema “ O que o Proerd Ensinou.” De todos os participantes, foram escolhidas as melhores redações, onde foram observados os critérios: clareza, escrita e conteúdo. As aulas foram ministradas pelo sub-tenente Fontes e  sargento Tarcisio.

Durante o evento, aconteceu o cântico do Hino Nacional, a leitura das seis melhores redações dos alunos; Nicole Matos Rocha- 5ª A, Maria Clara Nogueira Duarte- 5ª B, Ana Santos Rocha- 6ª A, Julia Maria dos Santos- 6ª B, Cícera Alexandre de Oliveira Alves- 7ª A e José Moisés Paz de Sousa- 7ª B, entrega simbólica dos certificados de 120 alunos participantes e das medalhas, cântico da canção do Proerd, e discurso das autoridades presentes.

Em seu discurso, a Secretária da Educação, Maysa Peixoto, destacou a importância do Proerd nas escolas municipais, e os desafios no combate às drogas e a violência que estão presentes no dia a dia. Em seguida, parabenizou todos os alunos, professores, a família e aos policiais militares pela parceria.

Estiveram presentes no evento, a secretária da Educação, Maysa Peixoto, o sub-tenente, Fontes, o sargento, Tarciso, o tenente, Matias, comandante da 2 CIA de Barbalha, a diretora do CERU, Samara Bertulino, o secretário da Controladoria e Ouvidoria, Carlos Vitor, a coordenadora pedagógica da secretaria da Educação, Alana, professores, alunos, diretores e pais dos formandos.