Alunos concluem formação no Proerd em Missão Velha

12 de agosto de 2022

Estudantes das escolas municipais de Missão Velha participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar (PM) receberam certificado durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, (11).

O prefeito, Rosemberg Macedo (Dr.Lorim) participou do evento e compartilhou sua preocupação com a questão da incidência de drogas no município, tanto com crianças como com adultos, e comentou sobre os trabalhos sociais que a gestão vem desenvolvendo para colaborar com a mudança desta realidade no município.

A secretária de educação, Maysa Peixoto explica que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, é um esforço cooperativo coordenado pela Polícia Militar com o fim de educar crianças e adolescentes, em parceria com a escola e a família, através de um clima lúdico o qual favorece a aprendizagem e a formação de laços afetivos, importantes aspectos a serem considerados quando falamos de prevenção às droga e à violência.

Os alunos graduados receberam durante 10 (dez) semanas, aulas sobre: considerar as consequências do uso de drogas, tomada de decisões assertivas, considerar riscos e consequências de suas escolhas, resistir a pressão dos colegas, habilidades para controlar sentimentos de tensão, comunicação confiante, combate ao bullying, a importância de ajudar os outros e ser um bom cidadão. Todas as lições privilegiam a interatividade fazendo com que os alunos, junto com seu instrutor e a professora, fossem sujeitos ativos na sala de aula, envolvendo a todos com o que foi ensinado.

Ao final do curso todos os alunos produziram uma redação sobre o tema: “O QUE O PROERD ENSINOU”. De todos os participantes foram escolhidas redações para representarem as turmas participantes, onde foram observados os critérios: clareza, escrita e conteúdo. Foram atendidos 170 crianças, mas por conta da redação 130 concluíram o curso.