Missão Velha realiza abertura dos trabalhos do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Direta

30 de setembro de 2026


A Prefeitura Municipal de Missão Velha, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SETAS), realizou nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal, o evento de abertura dos trabalhos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta. A iniciativa reuniu agricultores e agricultoras familiares cadastrados no programa, além de representantes das entidades que serão beneficiadas com os alimentos adquiridos.

O PAA é uma importante política pública de promoção da segurança alimentar e de fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do programa, alimentos são adquiridos diretamente de pequenos agricultores familiares cadastrados e posteriormente destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, contribuindo para garantir o acesso a alimentos de qualidade.

O programa é desenvolvido a partir de parcerias entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o município. Essa articulação permite que a produção da agricultura familiar seja valorizada e, ao mesmo tempo, que os alimentos cheguem a quem mais precisa.

Entre os principais objetivos do PAA estão o incentivo à agricultura familiar, a geração de oportunidades para os pequenos produtores e a promoção da segurança alimentar e nutricional. Em Missão Velha, a execução do programa representa uma importante ação de apoio aos agricultores e agricultoras do município, fortalecendo a produção local e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.


© Prefeitura Municipal de Missão Velha Ceará. Todos os direitos reservados.