A saúde de Missão Velha vem mostrando avanços constantes na saúde da população, sendo, mais uma vez, destaque com o aumento dos índices do Previne Brasil – de 6,19 no 1º quadrimestre de 2021 para 9,3 no 3° quadrimestre de 2022.
De acordo com a secretária de saúde, Kay France Quindere, a conquista é fruto do esforço coletivo de todos os profissionais de saúde, assistência e da população missaovelhense, que juntos procuram promover hábitos saudáveis e garantir um futuro melhor para a população. “Encontramos o município com nota de avaliação em 6,19 (muito baixa). Hoje, estamos com nota de 9,3 e com uma perspectiva para o próximo quadrimestre de atingir 10, ou seja, atingir todos os 7 indicadores do Previne Brasil”, explica a secretária.
O programa avalia o desempenho do município em relação aos serviços de atenção primária em saúde. O monitoramento individual das equipes de saúde da família, investimento em programa de monitoramento e atendimento de qualidade a população são alguns dos critérios adotados para o aumento dos índices.
O prefeito, Rosemberg Macedo (Dr.Lorim) ressalta que o resultado do crescimento dos índices do programa Previne Brasil, mostram o quanto o município tem compromisso com a saúde da população. “Estamos felizes com o resultado. Isso mostra o empenho de nossos profissionais de saúde em fazer o nosso melhor na saúde primária, tão fundamental para a nosso população”, disse o prefeito.
Sobre o Previne Brasil
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, do Ministério da saúde, em 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa.
A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. São avaliados o Indicador Sintético Final (ISF) de cada município.
O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.
Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza, tipo B e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
© Prefeitura Municipal de Missão Velha Ceará. Todos os direitos reservados.