II Caminhada de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

26 de março de 2018

(Foto: Melquisedec/ Secom)

O Governo Municipal de Missão Velha, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (26), a II Caminhada de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, alunos da rede pública e privada, profissionais de saúde, representantes de entidades filantrópicas, autoridades e a população em geral, reuniram-se em frente à prefeitura, onde deram início a uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

A ação teve por principal objetivo dar visibilidade ao problema, informando e sensibilizando os moradores para que fiscalizem os arredores de suas casas, buscando eliminar desses lugares, quaisquer objetos ou espaços que possam vir a acumular água de chuvas e servir de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue, Zyca e Chikungunya. De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, mais de 80% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro das residências, por isso a importância da participação efetiva da população para obter o sucesso esperado nessa campanha.

Com o auxílio de um carro de som, os participantes distribuíram panfletos educativos à população e orientaram sobre formas preventivas de evitar a proliferação do mosquito. Os alunos trouxeram cartazes, faixas e muito material informativo para alertar sobre o perigo do mosquito. A caminhada foi finalizada na Praça Francisco Arrais Maia com exposição de trabalhos escolares sobre o tema e também com a fala das autoridades presentes.